Brasília: o que fazer na cidade! 

1 vote

A capital Brasília é conhecida pela quantidade de coisas que se tem para fazer. De dia, à noite, pontos turísticos mais históricos ou atrativos mais naturais. E justamente devido ao leque de possibilidades proporcionadas, dificilmente você terá dificuldades quando o assunto envolve possibilidades.  

Fonte: Pinterest/Reprodução

Mais um fator relevante neste sentido é que, estes moradores vêm de todos os lugares, não só do Brasil, mas do mundo. Desta forma, é fundamental que a cidade conte com tantas opções.  

Tudo na cidade é muito explicado, já um motivo para ser daquela forma. Por exemplo: a alvorada representa o novo tempo, quando Juscelino Kubitschek. Para se ter uma ideia da relevância de Brasília, ela é hoje, considerada uma obra quando o assunto é arquitetura e urbanismo contemporâneo, não só no Brasil, mas no mundo todo.  

E já para começar as dicas, se possível vá de carro para lá ou alugue um. Apesar dos serviços de táxi e Uber serem muito bons na cidade, vale à pena poder se virar sozinho e assim, otimizar mais o tempo. Quanto à temperatura, em Brasília costuma ser sempre abafado.  

Opções para se fazer em Brasília 

Na cidade, há um espaço chamado Poço Azul. Ele levou esse nome em homenagem a um escritor que morava na capital e adorava frequentar as margens do Lago Paranoá. O Poço Azul, na verdade, junta duas cascatas e, com relação a elas, o interessante é que uma é próxima a uma piscina natural e a outra, bem mais profunda. Porém, sim, nas duas é possível aproveitar como banhista. Muitas pessoas usam o local para fazer diversas fotos para as redes sociais, de tão bonito que o espaço é. Hoje, a cachoeira do espaço é de propriedade privada e por isso, há uma taxa para entrar. Porém, a mesma possui valor bem baixo.  

E sobre a Chapada Imperial, já ouviu falar? O espaço também é de propriedade particular e conta com diversas possibilidades de trilhas. Para se ter uma ideia do tamanho do espaço, são mais de trinta cachoeiras disponíveis para passeio. Inclusive, muitos moradores de Brasília vão para o espaço nos finais de semana, já que nele, é possível se hospedar em chalés ou ainda, acampar. Há tanta organização, que existem também pacotes que incluem a parte da alimentação e a questões específicas, como tirolesa e arvorismo.  Para se ter uma ideia do tamanho do lugar, são mais de quarenta mil hectares.  

Ainda sobre natureza, outro espaço fantástico é o Paraíso na Terra. O espaço é repleto de rios, cachoeiras e matas. É como se fosse uma espécie de paraíso, literalmente.  

E para quem vai em busca de história? 

Neste caso, visite o Catetinho. O lugar foi a primeira estadia de Juscelino Kubitschek em Brasília. O nome faz referência à forma diminutiva de palácio do governo. Muitas personalidades ficaram hospedadas lá, assim como, engenheiros a trabalho. Hoje, é um museu que traz o mobiliário original, fotos e objetos do lugar. Inclusive algumas roupas do ex-presidente se fazem presentes ainda.   

Agora, caso a sua ideia seja passar um final de semana em Brasília, tente começar escolhendo um hotel próximo ao Centro. Isso porque, este fator facilitará a sua locomoção. Quando chegar, se for na sexta, aproveite para visitar a Esplanada dos Mistérios e os monumentos iluminados do local. Isso porque, caso você não saiba, a maioria dos pontos turísticos de Brasília voltados para a questão histórica, ficam neste espaço.   

Onde comer em Brasília? 

As opções são inúmeras. Tanto para quem deseja um lugar mais chique, como para quem opta pela ideia do descolado. O Coco Bambu é a prova de que, sim, quem quer gastar, terá opções. Fratello Uno também é uma boa opção para os amantes de pizza. Mas, caso a sua busca seja por um bar tradicional na região, o Beirute é uma boa pedida.  

Fonte: Pinterest/Reprodução

Para finalizar, não deixe de conhecer a Esplanada dos Ministérios, a Biblioteca Municipal, o Museu e o Teatro Nacional, a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes. É muita coisa, não é mesmo? Mas é tudo tão interessante, que quando você vê, fez vários passeios e um te agradou mais que o outro. Pois, o que costuma faltar apenas é tempo para tudo. 

Leia agora mais sobre Alagoas: o que fazer em Maceió.