Jalapão: conhecendo Tocantins 

0 votes

Se existe um lugar que, de uns tempos para cá, vem sempre falado e exaltado, este é o Jalapão. Isso porque, é impossível que seja diferente. O lugar se destaca por tantas possibilidades que permite em meio a suas paisagens para lá de encantadoras. Para se ter uma ideia da imensidão do local, são trinta e quatro mil quilômetros quadrados de área preservada. E, em meio a isso, existem chapadões, veredas e muita água. Quanto ao sol, já vá sabendo que, ele é intenso. Por isso, o melhor a fazer é ter esse entendimento. De que apesar de os passeios e lugares serem maravilhosos, este pode acabar sendo um problema para quem não está acostumado com o calor. É melhor ir preparado.   

Fonte: Pinterest/Reprodução

O Jalapão é considerado um dos destinos mais procurados no Brasil para quem é amante de ecoturismo.

Inclusive, ainda está em fase de descoberta e exploração de muitas de suas paisagens. E um dos pontos de destaque em meio a isso é que, há um difícil acesso à cidade. Assim, muitos lugares ainda são preservados.  

Um dos principais atrativos do lugar envolve os rios e as águas que, além de limpas, são incríveis. Como exemplo se tem a Cachoeira Velha e também a do Formiga. Nelas, quem visita pode flutuar com facilidade. São lugares em que, o pôr do sol fica ainda mais bonito e irresistível.  

A Serra do Espírito Santo e a Pedra Furada também são opções para deixar qualquer um de queixo caído. O único porém, está em, para quem acha que será possível fazer tudo em um ou dois dias. Caso seja possível, reserve pelo menos quatro ou cinco dias.  

Explorando o Jalapão 

Para se ter uma ideia mais ampla do local, a cidade fica a trezentos quilômetros do Aeroporto de Palmas. Portanto, quando se chega a Palmas, ainda é preciso andar bastante. Por este motivo, o que costuma acontecer acaba sendo padrão: a pessoa chega ao aeroporto em um dia, dorme em Palmas e na manhã seguinte, a agência de viagens busca no hotel e leva para o Jalapão. Normalmente é assim que se combina porque a estrada não é das melhores e é feita para quem já tem experiência, precisando, por exemplo, de um veículo 4X4. Assim, as agências já programam tudo isso.  

Quanto à melhor época, todas elas são válidas. Mas, se puder se atentar aos períodos em que chove muito ou que tem seca, melhor. A seca vai de maio a setembro e nesta época, as chuvas quase não ocorrem. Saiba que, quanto mais seco estiver, mais bonito será o pôr do sol na cidade. No caso das chuvas, o período vai de outubro a abril. E, sem dúvidas, é uma época em que alguns passeios podem ser interrompidos.  

Saiba que, diferente do que muitas pessoas pensam, ir para o Jalapão no quesito organização hoje, é fácil. Inclusive, muitas pessoas deixam para combinar detalhes de última hora e dá super certo. Não há muito segredo no local.   

O que fazer no Jalapão? 

Não deixe de conhecer os Fervedouros do Jalapão. O passeio é composto por trilhas e caminhadas que chegam aos tão famosos fervedouros. Há muitos neste espaço.  Entre eles, o fervedouro dos Ceiça, Bela Vista, do Alecrim, do Sono, do Encontro, do Buriti e do Buritizinho.  

Explore ainda as cachoeiras. A das Araras, por exemplo, tem uma queda d’agua bem grande e um paredão de pedra, que ajuda a deixar o visual incrível. No local é possível acampar. E se deliciar com um almoço caseiro feito ali, só com ingredientes da região.   

O Rio Novo também é uma opção que precisa fazer parte de seu roteiro.  Porque a água dele é bem cristalina e ele é conhecido por ser um dos últimos rios que contam com água potável no mundo. Além de tudo e da vegetação presente ali, há ainda, uma praia de água doce em que é possível curtir o verão. 

A serra do Espírito Santo é tão especial que chega a ser um dos cartões postais de Jalapão. Pois, lá existem dunas surreais e um mirante interessante e extremamente bem localizado. Nele, é possível acompanhar todas as belezas presentes no parque.  

E por falar em belezas e atrações, mais um lugar incrível e bem famoso, é o cânion da Sussuapara. O mesmo fica na região da Ponte Alta, no Jalapão e também conta com paredões de pedra de destaque. Há uma trilha para chegar, mas ela é bem curta.   

Mais opções?  

Para quem ainda não está satisfeito quando o assunto são opções de coisas a se fazer no Jalapão, a próxima dica é curtir a Cachoeira do Rio Soninho. Apesar de um grande volume de água estar presente, infelizmente não é próprio para banho. Uma trilha pode ser feita, que é curta, mas bem atrativa.  

Se a sua dúvida for onde ficar no Jalapão. Saiba que, poderá ficar em uma das pousadas que se encontram em torno do parque. Como indicação, uma bem bacana é a Mateiros. E claro, há espaços mais sofisticados, para quem não procura por economia.  

Porque, a única coisa que você não pode esquecer é da dica principal: ou contar com o carro 4X4 da agência, alugar um para usar lá ou ir com o seu. Assim, o resto pode ser todo adaptado, mas, isso não. Pois, de resto, é só aproveitar esse lugar incrível e tudo o que ele tem para proporcionar.  

E sobre Rio Branco, no Acre: conheça as belezas desse lugar mágico. Que tal explorar?