Macapá: conheça e se surpreenda com a cidade!

0 votes

Alguma vez alguém já te falou que você deveria ir para o Macapá? Pois saiba que, caso isso nunca tenha acontecido, tem alguma coisa errada. Ou, pode ser que, ninguém do seu convívio tenha conhecido esta cidade, já que ela é simplesmente incrível.

Macapá
Fonte: Conjur/Reprodução

Nela, tudo se destaca, mas, principalmente, o fato de não existir muita aglomeração no local. As experiências vividas são marcantes, mas, sempre isoladas, envolvendo-se com natureza e autoconhecimento. Macapá também tem bastante destaque por ser justamente a capital de Amapá e assim, uma possibilidade e tanto para se descobrir mais sobre o Brasil. Também é chamada de Capital do Meio do Mundo. O motivo? É a única cidade brasileira que é cortada pela linha do Equador.

O turismo da cidade é praticamente todo destinado a sua história cultural e isso vai desde as tradições dos habitantes antigamente, como hoje, aos costumes atuais.

E, como Amapá recebe muitos visitantes, a quantidade e características de restaurantes e hotéis é bem variada.

Para quem tem dúvidas sobre o clima da cidade, ele é quente e também úmido. Suas temperaturas costumam variar entre 31ºc e 33ºc , porém, em alguns dias ela chega a 40ºc. Para quem tem interesse em temperaturas bem altas, entre agosto e outubro costumam ser períodos em que isso ocorre. Lembrando que, os atrativos, tanto culturais, como naturais, são muitos. E, para tornar tudo ainda mais interessante, contratar uma agência local para personalizar alguns passeios, inclusive com sugestões, pode ser uma boa ideia.

O que conhecer no Macapá?

Uma das coisas que precisam ser valorizadas no Macapá é a sua história. E, por este motivo, o Museu Sacada tem tanto destaque.

O mesmo conta com uma área enorme, de 20 mil metros quadrados e o mais surpreendente é que, além de toda a parte histórica que já é esperada ao se visitar um museu, quem vai até lá tem a oportunidade de conhecer a fundo o jeito de viver do povo da Amazônia. O espaço existe desde 1970 e a ideia inicial foi a divulgação das riquezas do solo do estado. Hoje, as exposições existentes no local envolvem botânica e arqueologia, por exemplo. Sem contar que, caso você consiga visitar o espaço na quinta-feira à tarde, acabará se surpreendendo, já que é o dia de: Fim de Tarde no Museu, em que muita música, gastronomia e poesia se fazem presentes.

A Operadora Cunani Turismo, dentro do roteiro City Tour Macapá, também deve ser apreciada, caso você vá ao município. Isso porque, no locam, é possível aproveitar a natureza e desvendar ainda mais segredos relacionados ao estilo de vida da população do local. Assim, o turismo da base comunitária passa a ser melhor compreendido e diversas experiências conseguidas, com paisagens bem marcantes. Sem contar que, há um sistema de drenagem interligado, que faz com que se formem lagos temporários e também permanentes. Tanto que, em períodos chuvosos, os cenários belos acabam se ampliando.

E o passeio de barco pelo Rio Amazonas? Vale à pena?

E como vale. Inclusive, o Rio Amazonas possui até chances de ser confundido com o mar, o que acaba impressionando bastante o povo da região e também os turistas que visitam o espaço. O mesmo passa pela capital, sim, mas dá voltas pelas ilhas próximas e, é um passeio bem popular, já que, além de poder apreciar a linda vista, conta com uma orla fantástica, recheada de árvores e de fauna e flora.

Em meio a isso, há também quem prefira especificamente o passeio que envolve observar os botos. Os mesmos são bem conhecidos, em especial os vermelhos e cor de rosa. Nadam sempre em água doce e como são simpáticos, acaba sendo bem interessante vê-los de perto.

Mais opções

capital do estado do Amapá
Fonte: Seles Nafes/Reprodução

Assim, as opções em Macapá, como se observou, são inúmeras. Além das já citadas, há ainda a caminhada pela trilha das Samaúmas, na Ilha de Santana, que possui bastante destaque. A visita guiada pela Fortaleza de São José e ao monumento Marco Zero do Equador são mais duas opções bem atrativas.

Lembrando que, para chegar ao Macapá, a melhor sugestão é optar, se possível, por um voo direto até o Aeroporto Internacional de Macapá. E, mais um ponto importante: se prepare para explorar a gastronomia local. Já que, ela é bem conhecida e saborosa. Pois, a mesma é influenciada pelos povos paraenses e também os antigos moradores do povoado santanense. Por isso, a comida acaba trazendo muito da história do local.

E, caso queira uma sugestão de próxima leitura, Rio Branco, no Acre: conheça as belezas deste lugar mágico, é uma boa ideia.