Porto Velho: descubra o que fazer em Rondônia 

0 votes

Para quem sonha com a ideia de conhecer Porto Velho, chegou o momento de explorar este lugar incrível. A cidade é capital de Rondônia, mas, o turismo lá não é tão explorado assim. Uma característica bem específica é que, ela é a única cidade do estado todo que faz fronteira com a Bolívia.  

Fonte: Pinterest/Reprodução

Com relação à criação da cidade, a verdade é que, ela surgiu devido à construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Nesta época, muitas pessoas do Brasil inteiro foram morar na cidade. E, até hoje, o município é composto por pessoas de todas as regiões do país.  

Quanto à culinária, ela é extremamente rica e, para quem quer uma dica, uma delas é experimentar o clássico tacacá. Em Porto Velho, uma tradição é relacionada a comer açaí com farinha ou ainda, com peixe.  

Com relação ao horário de Brasília, Porto Velho está atrasado uma hora. E, sobre a melhor época para conhecer a cidade, fique ligado(a). Lá é quente durante todo o ano, com temperaturas que variam entre vinte e trinta e quatro graus. Só que, há muitas opções em rios e piscinas e, caso a época seja de chuva, não permitirá estes passeios. O tempo fica mais firme entre os meses de junho e agosto. Entre janeiro e março, por exemplo, como fica muito abafado, acaba chovendo bastante.  

Em sequência, depois de saber um apanhado geral da cidade, você conhecerá um pouco sobre os pontos turísticos. 

Pontos Turísticos de Porto Velho 

Como já é de se imaginar, apesar de ter opções para todos os gostos, a parte histórica da cidade chama bastante a atenção. E, um dos lugares, inclusive considerado entre os mais importantes do município, é a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Para se ter uma ideia, o espaço é a primeira construção no Brasil que foi feita por norte-americanos. Na época, o objetivo foi de escoar produtos em meio a Segunda Guerra Mundial. Inclusive, em uma série feita pela Globo, em 2005, a estrada foi retratada. Já em 2006, a ferrovia acabou sendo tombada pelo Ministério da Cultura.   

Bem em frente a esta estrada, encontra-se o Museu Ferroviário Madeira Mamoré, que também vale a visita, caso esteja em Porto Velho. Ele conta um pouco da história da ferrovia. É possível encontrar ali, tanto itens que fizeram parte da estrada, como, aos finais de semana, uma feira de artesanato que ocorre no local.  

Mas, para quem não abre mão de visitar uma igreja em meio as suas viagens, a Catedral Sagrado Coração de Jesus é uma excelente opção. Pois, ela conta com uma arquitetura mista, que envolve tanto um estilo mais romântico, como gótico. Assim, é possível ainda, em sua parte externa, visualizar vitrais que levam o tema Via Sacra.  

E, é claro quem, em Porto Velho, há um Mercado Municipal para as pessoas visitarem e aproveitarem muita música, exposições, danças e aquelas comidas bem tradicionais. Pois, inclusive, assim como já é tradição, podem levar para casa os produtos regionais.  

Mas, há um Mercado Central que também faz sucesso na cidade. Porque, este, conta com remédios naturais, comidas típicas e artesanato.  

Museu Internacional, Palácio Getúlio e mais opções culturais 

Fonte: Pinterest/Reprodução

Em Porto Velho, há o Museu Internacional do Presépio. No mesmo, diversas exposições fazem sucesso e, para se ter uma ideia, no espaço é possível ter acesso a mais de mil presépios e três mil pelas quando o assunto são obras de arte. Todas originais. Artistas do mundo inteiro estão expostos por lá. As visitas são monitoradas e acontecem todos os dias, em horários bem amplos. Pois, o valor da entrada é bem acessível.    

Já no Palácio Presidente Getúlio Vargas, que foi feito em 1954, fica hoje o Museu da Memória Rondoniense. Lá, é possível conhecer bastante sobre a história do estado. Inclusive, dentro do museu, há um laboratório de análise arqueológica, em que se tem uma sala de pesquisas, um auditório e ainda, salas de exposição.  

A Capela de Santo Antônio de Pádua também é uma boa pedida. Ela fica às margens do Rio Madeira, é simples e pequena, mas, uma das construções mais antigas da cidade. E, em volta do espaço, hoje existe o Centro Cultural Indígena, que tem como objetivo a preservação da memória da população em questão. Inclusive, apresentações culturais ocorrem no local.    

Parques e belezas naturais de Porto Velho 

Assim, para quem não abre mão de alguns passeios em meio à natureza, Porto Velho conta com diversas opções. E, uma delas, é fazer um passeio de barco pelo Rio Madeira.  

Conhecer a Praça das Três Caixas D’Água também é uma boa opção. Assim como, o Parque Natural de Porto Velho. Lá existem diversos tipos de árvores. São disponibilizadas trilhas e até tirolesa. Para as crianças, há ainda um playground. Lanchonete e quadras de areis também fazem parte do local. O espaço só não funciona nas segundas-feiras. Sendo a entrada gratuita.  

Mas, é necessário voltar à ideia do passeio de barco no Rio Madeira, para dizer que, algo que vale muito à pena em Porto Velho, é ver o pôr-do-sol em meio a este passeio. Ele dura quarenta e cinco minutos, mais ou menos, e, caso o turista tenha sorte, pode até ver o boto cor-de-rosa. Não é uma atração cara e compensa muito.  

Alguma dúvida de que você se encantará pela cidade? Pois não deveria ter. E, caso queira uma opção específica para culinária, não deixe de conhecer o Casarão do peixe. Pois, lá, muitos pratos com frutos do mar se encontram disponíveis. San Gennaro também é excelente opção para quem curte culinária italiana.  

E, agora, que tal ler agora sobre Búzios e Angra dos Reis: explorando o Rio de Janeiro?