Recife e Fernando de Noronha: explorando Pernambuco

1 vote

Quando você pensa em Recife e Fernando de Noronha, o que te vem à cabeça? Provavelmente é coisa boa. Principalmente pelo fato de tantas pessoas falarem sobre os lugares e se encantarem por eles. Porque, sim, o número de visitantes é bem alto e isso faz com que se crie todo uma expectativa com relação a isso. E ela deve ser criada mesmo, já que, ninguém se decepcionará com relação a isso. Já que os municípios são tão incríveis quanto falam ou ainda mais.

Fonte: Pinterest/Reprodução

Pernambuco, de modo geral, conta com praias simplesmente incríveis, além de muitos atrativos culturais e também históricos.

Conhecendo Fernando De Noronha

Sobre Fernando de Noronha, nem precisaria ser dito muito, os turistas já fazem toda a propaganda do local. Tanto que, sim, este é um dos destinos que as pessoas mais desejam quando o assunto é viajar no Brasil. Inclusive, a nível mundo, o município é considerado com algumas das mais belas praias do mundo todo. Entre elas, Baía dos Porcos e Baía dos Sanchos.

Um dos grandes diferenciais do local é a questão do mergulho. Lá, é possível ter segurança neste sentido e ainda ver tubarões em meio à atividade. Porém, já tenha em mente e provavelmente você já tem mesmo, que, não é uma viagem barata. Até pelo fato de que, o local é muito frequentado por celebridades. Este é um dos focos de Noronha.

As praias são incríveis, há animais de diversas espécies vivendo no espaço de forma livre e o clima é sensacional. Tanto que, você pode ir em qualquer época do ano para lá. Porém, caso tenha algum objetivo específico, as coisas mudam um pouco. Por exemplo: caso goste muito de surf, janeiro é um bom mês. Porém, quem prefere a ideia do mar calmo, vai gostar de conhecer Noronha entre agosto e setembro. Quanto às chuvas, elas costumam acontecer mais entre fevereiro e julho. Porém, saiba que, tanto em períodos de férias, como em feriados e na segunda quinzena de dezembro, é alta temporada no local. E isso faz com que, os preços das coisas fiquem bem altos. Mas, nada que precise se preocupar, já que, faz sol todos os dias. No caso da localização, Noronha fica a quinhentos quilômetros da capital pernambucana, Recife.

Mas, o que você precisa saber antes de ir a Noronha?

Uma das coisas é que, como é uma área de proteção ambiental, você paga uma taxa para entrar na ilha. E, o valor a ser pago depende exclusivamente da quantidade de dias que você fica no local. O custo é de um pouco mais de setenta reais por dia. E efetuar este pagamento na sua chegada, facilita todo o seu passeio.

Inclusive, as taxas não param por aí. Para ter acesso a algumas áreas específicas do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, que é o PARNAMAR, um ingresso também é solicitado. Com o mesmo, há como fazer atividades de trilha do Capim-Açu e da trilha do Atalaia, por exemplo, assim como, ter acesso às praias Sancho e Sueste. Quanto aos valores, chega a quase cem para brasileiros e quase duzentos para estrangeiros. E, estes ingressos podem ser comprados tanto no on-line, como em alguns pontos específicos da ilha.

Há muitas pousadas encantadoras e tudo depende do seu orçamento e especificidades. Existem as mais familiares e básicas, assim como, as intermediárias e as bem luxuosas. Mas, programe-se quanto a isso, já que, não é muito barato ficar em Noronha. E anota a dica de algumas mais em conta: Pousada da Maga e Miragem.  Se quiser luxo, opte pela Pousada Morena. E para quem procura algo intermediário, a Pousada Germana e também a Mar Aberto vão agradar.

Em Noronha, não deixe de conhecer, além das praias já citadas, a Praia do Cachorro, a Praia do Meio e da Conceição e Baía dos Golfinhos. Além, é claro, de fazer aquele tour pela cidade e fazer muitas trilhas, caso goste.

E, para quem está planejando ir ao Recife…

Em Recife, há inúmeras atrações, assim como em outras cidades de Pernambuco. E, tudo vai depender de quantos dias você pretende ficar na capital do estado. Já fique sabendo que, entre dezembro e março, a cidade fica bem movimentada. Mas, na verdade, o período considerado, altíssima temporada, é no carnaval. Só vá nessa época caso você realmente curta muito festas.

No começo de setembro é uma época boa para quem prefere tranquilidade, mas quer fugir das chuvas. Inclusive também para quem busca preços mais acessíveis. Porém, de modo geral, o clima costuma ser sempre muito agradável.

Já de cara, uma opção de passeio que você não deveria perder é o amanhecer na praia de Boa Viagem. É simplesmente incrível. Caso queira saber uma quantidade de dias bons para ficar, três ou quatro se tornam suficiente. Muitas pessoas fazem isso e depois seguem sua viagem até Porto de Galinhas.

Quanto a onde ficar, tente optar por hotéis ou pousadas perto das praias de Pina ou da já citada Boa Viagem. E, com certeza você se surpreenderá com a gastronomia da cidade, simplesmente deliciosa.

Não deixe de visitar ainda a Cachaçaria Carvalheira, a casa dos Frios, o Restaurante Parraxaxá, o Leite e o Nez Bistrô.

E a parte cultural de Recife?

Fonte: Pinterest/Reprodução

O Recife Antigo e Marco Zero, a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Paço do Frevo e o Museu Cais do Sertão devem estar entre as suas opções de visita em Recife. O Memorial Luiz Gonzaga também é uma opção incrível para quem é fã dele. Visite ainda a Capela Dourada, o Parque das Esculturas de Francisco Brennand e, é claro, todas as praias possíveis e imagináveis, porém, aqui o foco foi mais cultural.

Agora, que tal ler sobre Belém do Pará: o que fazer lá?