Salvador: descubra o que fazer nesta linda cidade da Bahia!

0 votes

Todo mundo já ouviu falar pelo menos uma vez sobre os encantos de Salvador, que, não são poucos. Mas, a verdade é que, saber cada um deles antes de programar o seu passeio, faz toda a diferença em meio ao planejamento dele. Um dos pontos mais relevantes do município envolve a pluralidade de suas cores e encantos.

Salvador
Fonte: Brasil de Fato/Reprodução

Mesmo quem vive lá, costuma colocar em prática diversas tradições que parecem coisas apenas de turistas, como subir a Colina Sagrada com o objetivo de pedir a benção do Senhor do Bonfim ou se deliciar com o sorvete da Ribeira.

Sem contar no pôr do sol da cidade baixa, que, é com certeza, um espetáculo à parte.

Vale citar que, tudo depende de quantos dias você pretende passar no local. Já que, há como ficar três dias e aproveitar um pouco, cinco e curtir mais, sete e ser excelente e assim vai.

Mas, independentemente da quantidade de dias, uma das coisas que você não pode, de forma alguma deixar de fazer é curtir o Farol da Barra. Para se ter uma ideia, ele foi o primeiro construído no Brasil. Em meio a este passeio, já inclua fazer uma visita ao Museu Náutico da Bahia, já que, ele fica dentro do Forte do Farol da Barra. Outro benefício de acesso ao local é que, hoje, a orla toda da região está reformada, então, passar a tarde lá é simplesmente incrível. Entre caminhar e tomar aquela água de coco bem gelada, para quem tem crianças, brincar no local é sensacional.

Que outros locais devem ser visitados em Salvador?

Um deles é a Praia do Porto da Barra. Inclusive, caso tenha a oportunidade, opte por tomar banho no local. Com certeza não se arrependerá. Como já citado inicialmente, o Forte de Santa Maria também é uma opção excelente quando o assunto é o turismo local. E claro, fazer a sua prece na famosa e linda Igreja de Santo Antônio da Barra. Gosta de acarajé? Coma-o, mas, deixe para fazer isso no tabuleiro de qualquer praia baiana famosa. O motivo? Quando fizer, entenderá.

O próximo passeio, com certeza você já ouviu falar. Não deixe de visitar a Igreja do Bonfim, amarrar uma fitinha no braço, fazer os três famosos nós, seguidos de três pedidos. Todavia, não vale tirar depois. Tem que deixar até ela cair sozinha.

E agora, preste atenção: você JAMAIS pode deixar de provar os sorvetes bem conhecidos em Salvador, de amendoim e coco, comercializados pela Sorveteria Ribeira. Para se ter uma ideia, eles são vendidos desde 1931 no local. Já pensou aproveitou o pôr do sol na beira mar com um sorvete?

A Ponta de Humaitá também deve estar entre os seus planos de visitação, já que, o local conta com uma vista espetacular da Baía de Todos os Santos. Se estiver de carro, passe pela Avenida Contorno, já que, a mesma liga a cidade alta à baixa e a vista é incrível, além de no local, existirem excelentes restaurantes que ficam em meio a maior marina da cidade, a Bahia Marina.

Vai ter mais dias e quer explorar mais ideias?

Salvador
Fonte: Pinterest/Reprodução

Mais algumas sugestões envolvem, por exemplo, a visita a Casa de Jorge Amado, localizada no Rio Vermelho. Já pensou poder entrar no local que tanto inspirou este autor de sucesso? Ler as suas cartas, ouvir trechos de suas histórias?

O Mercado Modelo também é uma boa opção. Neste caso, dentro do passeio, tente subir o Elevador Lacerda e curtir um sorvete com bolinho que a sorveteria A Cubana proporciona. Não se arrependerá. Passar um bom tempo na Barraca do Lôro também é excelente opção, neste caso, situada na Praia do Flamengo. Lá você poderá, além de petiscar, curtir aquela cervejinha ou drink de sua preferência. Sem contar no sol que pode aproveitar.

Em salvador, também vale à pena conhecer e explorar Pelourinho, suas igrejas, em especial, a São Francisco. Além de, se possível visitar e fazer uma de suas refeições no Hotel Vila Bahia.

Realmente aproveite cada um dos pontos turísticos presentes em Salvador, já que, este é um dos motivos que fazem com que o destino seja tão encantador assim. Outro fator relevante é que, quem gosta de agito, encontrará opções interessantes na cidade e para quem não gosta, será da mesma forma. Então, não há desculpas para não aproveitar.

É difícil chegar em Salvador?

De forma alguma. O Aeroporto da cidade fica perto do Centro e é bem fácil pegar táxi, por exemplo, para ir até o hotel. Aplicativos de transporte também funcionam muito bem por lá, especialmente pelo fato de muitos turistas sempre estarem na cidade. Agora uma dica: se estiver de carro, se atente ao túnel de bambus na estrada, que é simplesmente impecável.

Por falar em dicas, preste atenção sobre o seu planejamento durante os roteiros diurnos. Em que sentido? No de sempre separar todos os roteiros de uma mesma região e potenciar o seu tempo. O trânsito em Salvador nem sempre é o mais tranquilo e se organizar te ajudará a não ficar engarrafado.

Sem dúvidas, alugar um carro e contar com ele em meio ao tempo que ficar na cidade, pode ajudar bastante.

Existe uma melhor época para visitar a cidade?

Sim, existe. Apesar de o calor ser garantido quase que durante o ano inteiro, alguns períodos trazem questões específicas. Entre abril e junho, por exemplo, as chances de se pegar chuva durante o dia, são maiores. Ela costuma ser passageira, mas, já pode estragar o seu humor ou planejamento. Para quem pode escolher, optar pela primavera ou pelo verão são boas ideias, já que, o clima é mais seco.

Mas, agora, uma coisa precisa ser lembrada: o carnaval de Salvador é conhecido por ser um dos mais divertidos e a cidade inteira se empolga com a festa. Então, já sabe, caso consiga, conheça o momento, sempre lembrando que tudo esgota rapidamente, por isso, reserve com antecedência.

Quer mais uma sugestão de texto? Rio Branco, no Acre: conheça as belezas deste lugar mágico!