O arquipélago de Fernando de Noronha pertence ao estado brasileiro de Pernambuco e é composto por vinte e uma ilhas com uma área de 26 km², das quais uma ilha principal – a maior de todas, também chamada Fernando de Noronha – é a única ilha habitada. As demais estão na área do Parque Nacional Marinho e são desabitadas e só podem ser visitadas com licença oficial do IBAMA. Uma das coisas mais impressionantes é como um arquipélago tão pequeno pode conter tanta beleza e diversidade. Então a vida marinha é um espetáculo em si! Não é à toa que Fernando de Noronha é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é um dos destinos turísticos mais exóticos e desejados do mundo.
Planejar uma viagem para Fernando de Noronha pode ser um sonho realizado para a maioria dos brasileiros. No arquipélago você se sente em uma parte funcional do Brasil
Praias, piscina naturais, trilhas, passeios de barco? O que fazer em Fernando de Noronha para aproveitar bem a viagem?
Planejar uma viagem para Fernando de Noronha pode ser um sonho realizado para a maioria dos brasileiros. No arquipélago você se sente em uma parte funcional do Brasil.
Melhores praias de Fernando de Noronha
- Praia do Meio, Praia da Conceição e Praia do Cachorro: São as mais centrais e você pode caminhar de uma para a outra.
- Baía dos Porcos e Praia da Cacimba: A baía dos Porcos, localizada aos pés do Morro Dois Irmãos, a Baía dos Porcos tem apenas 100 metros de extensão, mas de uma beleza imensurável. Também um dos destinos mais clássicos do arquipélago, para lá chegar é preciso fazer uma curta caminhada (cerca de 15 minutos) desde a Cacimba do Padre. O esforço é recompensado pelas formações rochosas e pelo mar azul cintilante. Você também pode ir de uma a outra a pé. Você estaciona seu carro na Cacimba e depois segue por um pequeno caminho para dos Porcos.
- Praia do Boldró: É uma praia agradável, mas mais frequentada por surfistas. No alto da falésia fica o Forte de São Pedro do Boldró, um ótimo mirante com uma bela vista das praias da ilha.
- A Baía do Sancho : a praia mais bonita do Brasil, e não à toa. O acesso é feito por uma fresta de pedra e uma longa escadaria. a Praia do Sancho, é um cenário paradisíaco. Ao lado da faixa de areia branca e águas cristalinas, o turista encontra um mirante com uma vista incrível. Cercada por falésias, a praia é parada obrigatória para quem visita Noronha. A entrada só é permitida com o ingresso Parnanoronha e é vendido no Centro de Visitantes do ICMBio.
Para chegar à baía, você passará por um centro de visitantes onde há lojas e lanchonetes, e também o local onde o acesso à praia é controlado, já que chegar ao destino só é possível se o visitante tiver um ingresso para o parque. Marinha Nacional. Depois de passar o centro tem duas opções: ir até ao passadiço à direita que dá acesso directo à Praia do Sancho e à esquerda onde pode aceder tanto à Praia do Sancho como ao Mirante da Baía dos Porcos.
- Porto e Sueste são os melhores lugares para ver tartarugas. Ainda há tubarões no sudeste, mas eles só entram no mar com guias credenciados. Não se aventure com tubarões ou com as correntes de sudeste (e nunca saia no final da tarde quando os tubarões estão se alimentando)
O que fazer em Noronha: trilhas
O acesso à maioria das praias é feito por trilhas, tornando os dias mais intensos e variados. Existem muitas, mas aqui estão entre as melhores trilhas de Noronha:
- Do Atalaia: feito no passeio para ver o viveiro do mar. Tem 1,5 km de extensão, tem um nível de dificuldade médio e demora cerca de 40 minutos. Não esqueça que isso só é possível na presença de guias.
É uma curta caminhada seguida de mergulho em uma piscina natural, disponível apenas na maré baixa, cujo acesso é controlado pelo Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. É a mais conhecida e popular entre as trilhas de Noronha.
- Baia do Sancho: trilha rápida e leve, mas com uma vista lindíssima do mar a da praia.
- Trilha do Farol: parte da praia do Sancho e percorre por vistas incríveis até a Ponta da Sapata. A dificuldade e média e tem cerca de 2,5 km de extensão.
- Trilha dos Abreus: de dificuldade leve, o caminho leva até uma piscina natural linda nos rochedos.
- Costa Esmeralda: é uma das mais longas e passa por 3 praias, a do do Bode, Quixaba e Cacimba. O início é na Praia do Cachorro e o tempo médio é de 2h, sendo de nível médio.
O que fazer em Fernando de Noronha: Passeios imperdíveis
Dicas de Noronha: Canoa Havaiana
São canoas compridas com opções para 2, 4 e 6 pessoas, que passam pela praia da Conceição e vão para o mar para ver golfinhos.
Caiaque transparente
Um passeio excelente, fica bem perto dos golfinhos, e ainda vê os bichos passando por baixo do caiaque.
Passeios de barco em Fernando de Noronha
Você pode fazer diversos passeios de barco em Noronha, e ambos você pode contratar no dia anterior no porto Não precisa reservar com antecedência.
Mergulho em Noronha
Fernando de Noronha é um dos pontos de mergulho mais indicados do litoral brasileiro e tem belezas por toda parte – até debaixo d’água. Existem vários lugares na ilha que oferecem esse serviço, com aluguel de equipamentos e tudo. Um mergulho garante uma visão privilegiada da vida marinha como peixes, raias, corais e golfinhos. Há dois tipos, o mergulho embarcado, feito no mar, ou pelo porto, que sai da areia (na praia do porto).
O que fazer em Noronha
Dar um mergulho no Buraco do Galego
O Buraco do Galego é um daqueles lugares que todo mundo quer postar no Instagram. Talvez seja por isso que quase sempre há uma fila de pessoas esperando sua vez de entrar na pequena piscina natural e tirar a foto clássica. É um local de grande beleza, localizado no coração da Praia do Cachorro, próximo à Vila dos Remédios. Os nativos mostram suas habilidades pulando na poça de pontos aparentemente impossíveis, e turistas apreciam a paisagem e tiram fotos. Vá cedo (na maré baixa) e você não vai se arrepender!
Pôr do sol em Fernando de Noronha
Pôr do sol em NoronhaNoronha é uma das ilhas mais cênicas para ver o por do sol. De qualquer lugar, há uma vista. Listo aqui as mais lindas:
Fortinho São Pedro: é um clássico. Rola uma música ao vivo e tem uma vista incrível. De lá você pode ver a praia do Bode, Americano e a Pedra dos Dois Irmãos
Bar do Meio: outro lugar disputado para ver o pôr-do-sol de Noronha. Fica entre a praia de Conceição e a praia do Meio, tem vista para o Morro do Pico, e música (quase sempre ao vivo)
Forte Nossa Senhora dos Remédios: tem vista para o Morro do Pico, Air France, porto, e Boldró. O acesso é pela vila dos remédios, e é um lugar mais calmo.
Restaurante Mergulhão: tem vista para o Morro do do lado do porto. Vista para o Morro do Pico, Air France, porto, e Boldró, e climinha animado com música, comes e bebes.
Mergulhão como um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol!
O Mergulhão fica na Praia do Porto, em cima do morro. Para chegar de ônibus, é o último ponto da linha. Você descerá em frente ao bistrô.
Forte Santo Antônio: Atrás do porto. Vista para o Morro do Pico, Air France, porto, e Boldró. Mais calmo e silencioso.
Praia do Bode: Tem uma vista linda do Dois Irmãos. Pode-se ver o visual a areia, ou de cima de uma rocha que tem na praia
Lugares para comer em Fernando de Noronha
Fernando de Noronha não vive apenas de belos hotéis e paisagens marcantes. O local também é conhecido por seus excelentes restaurantes, e aqui estão algumas dicas de lugares para visitar enquanto estiver por lá. Dê uma olhada:
Bar do Meio: Entre a Praia da Conceição e a Praia do Meio, o Bar do Meio oferece petiscos à beira-mar. Além disso, o grande destaque do local é a bela vista que sua localização privilegiada oferece – o que é particularmente interessante quando o sol se põe. Acesse o site oficial do bar do meio para fazer sua reserva
Triboju: A Pousada Triboju não é conhecida por sua atratividade gastronômica à toa. O restaurante da casa também é muito convidativo para quem não vai pernoitar. O local é conhecido pela decoração e pelos deliciosos pratos de peixe.
Varanda: A paisagem de Varanda tem o verde da vegetação e o azul do mar fora de Fernando de Noronha. No interior, os clientes encontrarão um ambiente tranquilo e um cardápio variado de frutos do mar, carnes, massas e saladas. Além disso, o local é destino frequente de celebridades de diversas partes do país.
O Pico: Com um ambiente mais descontraído, O Pico é o destino ideal para se aquecer antes de uma das várias festas que acontecem em Noronha. O local tem cardápio variado e grande apelo artístico, com cinema ao ar livre e artesanato local. A decoração mostra xilogravuras e outros destaques da cultura nordestina.
Teju-Açu: Além da pousada, Teju-Açu também possui um ótimo restaurante aberto ao público em geral. Isso significa que os hóspedes de outras casas também podem desfrutar dos pratos finos servidos lá. São várias opções de entradas, pratos principais e sobremesas – tudo para dar um toque especial à parte gastronômica da sua viagem.
Xica da Silva: Uma espécie de viagem gastronômica, a Xica da Silva é um lugar requintado e muito procurado em Noronha. O cardápio oferece destaques nacionais e internacionais na entrada, prato principal e sobremesa. É comum ver pessoas elogiando o atendimento, destacando não só a presteza, mas também o conhecimento dos funcionários.
Outras dicas de Restaurantes em Noronha
Restaurante Zé Maria: “Um menu que encanta todos os paladares. Lá, cozinhar é uma grande forma de afeto, enfatizando ingredientes sazonais e locais em todas as receitas. O restaurante Zé Maria está aberto todos os dias no sistema à la carte e está aberto das 12h00 às 23h00, exceto às quartas e sábados, que estão abertos das 12h00 às 16h00 devido ao horário imperdível. Zé Maria Festival Gastronômico que começa às 20h
Como se Locomover em Noronha
Só existe uma rodovia por lá, que liga o norte e o sul da ilha. O transporte público funciona, com ônibus de 30m em 30m. Porém, circula apenas nessa rodovia, e não vai até às praias. Da rodovia até o mar, é preciso caminhar bastante debaixo de sol forte.
Em conclusão, a melhor opção é alugar um bugre ou um carro 4×4 para andar pela ilha . Mas atenção: fique atento às blitz lei seca (inclusive nos pontos de saída dos mirantes de fim de tarde).