Minas Gerais: explorando Ouro Preto e Belo Horizonte

0 votes

Que Minas Gerais é conhecida por encantar turistas, isso todo mundo já sabe. Mas, a pergunta é: você sabe o que explorar na região? Pois saiba que, as opções são muitas.

Fonte/Reprodução: Pixabay

Apenas antes de iniciar, é importante que algumas ideias saiam de nossa mente.

Como o fato de que a região precisa ser vista apenas como ideia de turista que passa dias em uma determina viagem e nunca mais volta. Minas é hoje conhecida como uma cidade a ser visita aos finais de semana, por exemplo, como entretenimento. Quer descobrir o motivo? Não deixe de acompanhar.

Conheça Belo Horizonte, Minas Gerais!

Para quem tem interesse em conhecer Belo Horizonte, já iniciamos com uma opção para lá de especial: a Praça da Liberdade. A mesma fica no bairro Savassi e cota com, além de uma arquitetura impecável, jardins que deixam o espaço para lá de especial. Museus e centros culturais também não faltam em meio ao espaço.

O Museu das Minas e do Metal também não deve ficar de fora de sua programação. No local é possível conhecer um pouco sobre a questão histórica não só de Belo Horizonte, como de Minas Gerais também. Visite ainda o Centro Cultural Banco do Brasil de BH. No espaço, além de poder aproveitar restaurantes, há exposições que ficam temporariamente ali. A arquitetura do prédio conquista a todos. Inclusive, para quem conhece este mesmo espaço em São Paulo, pode se empolgar que o de Belo Horizonte é bem maior. Sua programação costuma ser bem completa e há até uma livraria no térreo. Quando o assunto são exposições, as mesmas são todas gratuitas. Apenas show e teatros ter entradas cobradas, mas os valores não são abusivos. O espaço fecha apenas nas terças-feiras.

E, para quem não abre mão de conhecer e explorar a culinária local, o Mercado Central de Belo Horizonte é uma atração que não pode ficar de fora. Lá, delícias mineiras não faltam. Vai desde queijos e doces, até aquelas cachaças incomparáveis. Por falar em cachaça, caso você não saiba, Belo Horizonte é reconhecida como a capital quando o assunto são botecos. Desde aqueles bem badalados, até outros em que, o objetivo é relaxar e petiscar.

Procura ainda mais opções?

Mais uma é A Pão de Queijaria. Nele, os pães de queijo mais saborosos de Minas Gerais inteira são servidos. O passeio pode ser uma sequência, na verdade, da sua ida a Praça da Liberdade, já que, o espaço fica perto. O funcionamento do espaço é de segunda a sábado. Porém, é bom seguir o Instagram da página e conferir os horários para garantir experimentar esta delícia.

E sobre a Lagoa da Pampulha, você já ouviu falar? No espaço é possível ter uma vista do alto da roda gigante do Parque Guanabara, que é bem conhecida. Sem contar que, caminhar no espaço é simplesmente incrível.

Todavia, não pense que as opções pararam por aí. A Casa Kubitschek também pode e deve estar entre uma de suas opções de visita quando o assunto é Belo Horizonte. Quando o assunto é a arquitetura modernista, com certeza ela se encontra entre um dos maiores exemplares, trazendo muito sobre a história de BH. É possível fazer uma viagem e tanto no tempo visitando-a. E o melhor: de graça.

Para quem adora a ideia de conhecer igrejas nas cidades que visitas, neste caso, a indicação é da Igreja São Francisco de Assis. Ela é considerada ícone de Belo Horizonte, principalmente por fazer parte do complexo arquitetônico da Pampulha. O que deixa o espaço ainda mais encantador são os painéis de Portinari presentes no local, assim como, os jardins que estão em torno do lugar.

Se possível, visite ainda o Parque de Diversões Guanabara e o Mirante das Mangabeiras. Quanto a em quais barros ficar, Pampulha ou Savassi são boas opções, por serem perto de tudo. E tanto faz a sua época de visita, já que há atrações o ano todo.

E em Ouro Preto – Minas Gerais? Quais são as atrações?

Fonte: Pinterest/Reprodução

Quem vai para Ouro Preto, Minas Gerais, sai de lá encantado. Isso porque, a cidade conta com atrações para deixar os turistas bem empolgados. Sem contar que, é uma excelente opção para quem está em cidade próximas e deseja passar apenas um ou dois dias, como se fosse um bate e volta. Então, se este for o seu caso, de poucos dias, um final de semana, por exemplo, é bom se organizar e escolher os melhores passeios, ou então, pode acabar se perdendo entre tantas opções. Principalmente quando o assunto são museus e igrejas. A primeira coisa que você precisa saber é que, com certeza acabará se surpreendendo, já que, tanto as igrejas, como os casarões, proporcionam a Ouro Preto uma paisagem simplesmente magnífica.

E percorrer as igrejas da cidade pode ser uma boa opção de começo do seu passeio. Isso porque, dificilmente encontrará outro lugar mais belo e completo neste sentido. Como as pessoas dizem, elas são verdadeiras obras de arte. Há diversos artistas conceituados, como Aleijadinho, que fizeram parte dos projetos da cidade. Se diz que, entrar nas igrejas da cidade é como se um museu estivesse sendo visitado. E realmente é assim. Por isso algumas delas cobram inclusive entrada. Outras nem chegam a estarem abertas para visitação, algumas por motivo de restauração. Há uma base de vinte igrejas disponíveis. Se quer exemplo de algumas que não pode deixar de visitar, estas são a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a de São Francisco de Assis e a Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. A de Santa Efigênia não perde em nada também.

O que mais fazer em Ouro Preto?

Visite os museus, como o da Inconfidência em Ouro Preto, Minas Gerais. Além da Mina de Santa Rita. Caso vá no Carnaval, não deixe de conhecer as festas nas repúblicas, comuns na cidade. E aproveite, claro, para explorar a culinária local. Não saia de lá sem comer muito torresmo, tutu e doce de leite. Há ainda muitos mirantes para aproveitar a paisagem e sacadas a serem exploradas.

Que tal ler agora sobre Vitória do Espírito Santo: o que fazer nesta cidade?